terça-feira, 26 de maio de 2015

UIECB - 160 anos evangelizando o Brasil

160 Anos de Evangelização no Brasil
Começo sinalizando uma correção: Não comemoramos 160 anos de evangelização no Brasil, em língua portuguesa e em caráter permanente. Parte dessa frase está errada. O casal Kalley chegou no Brasil em 10/05/1855, a bordo do navio a vapor Great Western. Não suportando o “saneamento básico” da Praça Mauá e outras dificuldades, meses depois busca refúgio onde a família real reside, em Petrópolis. Lá, em 19/08/1855 realiza a primeira Escola Dominical, na língua inglesa, e a história do profeta Jonas é contada para 5 crianças de nacionalidade estrangeira. Essa é a razão porque a frase inicial está equivocada. Não comemoramos 160 anos de evangelização no Brasil, em língua portuguesa (grifo nosso). Vamos corrigir essa frase de maneira definitiva: “São 160 anos de evangelização no Brasil em caráter permanente”.

Graças ao ministério do casal, nunca mais houve interrupção da evangelização no Brasil, a despeito das várias tentativas de inserções que foram abortadas, desde 1555. O Brasil foi descoberto em 1500, e 55 anos depois o evangelho foi inserido nesse contexto pela primeira vez, vindo a ser interrompido, principalmente, pela perseguição religiosa e mesmo diante de tantas outras tentativas só se firmou cerca de 300 anos depois (1855). 
Por sermos sucessores do trabalho Kalleyano, ostentamos a honra de sermos o primeiro grupo a promover a evangelização no Brasil de maneira ininterrupta. Os que tentaram, antes de nós, não lograram êxito. Esse legado é louvável, mas ao olharmos o quanto crescemos devemos nos envergonhar. Grupos que chegaram bem depois de nós já deram passos alvissareiros e nós, engatinhamos. É bem verdade que, como denominação, nos fracionamos muito e contamos com cerca de 11 grupos congregacionais distintos em nosso país. 

A União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (UIECB), é o maior grupo denominacional, dentre os demais existentes, reunindo cerca de 400 igrejas e quase o dobro de pastores, o que é algo muito estranho para se entender. Temos muito mais pastores que igrejas e muitas igrejas sem pastor.

O dia 19/08 é uma data para se comemorar com muita festa e alegria, pois foi o início de algo vital para a inserção do protestantismo no Brasil, fato reconhecido pelas demais denominações e desprezado por alguns de nós, congregacionais. Nossa Associação se unirá a outras Associações e celebraremos um grande culto, no dia 22/08/2015, das 16 às 20 horas, no templo da Igreja Evangélica Congregacional de Bento Ribeiro, sito à Rua: Domingos dos Santos, 290 e contaremos com a presença de várias igrejas congregacionais. Separe essa data, compre sua camiseta, leve sua igreja em ônibus fretado. Vamos nos alegrar por esse acontecimento e louvado seja o nome do Senhor!

Pr. Josué Barbosa Cordeiro (Presidente da AAF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário